“Falar sobre a relevância da classe contábil para a sociedade é quase redundante. No entanto, considero fundamental abordar a valorização do contador não só perante a sociedade, mas, acima de tudo, entre nós, profissionais da contabilidade.

Atualmente, observamos um cenário em que empresas contábeis vêm praticando valores de honorários abaixo do mínimo aceitável, justificando suas ações com base em supostas “tendências globais”. Profissionais acabam submetendo-se a valores que desconsideram o risco e a responsabilidade que assumimos ao assinar um contrato com o cliente. Nesse contexto, acredito que o momento exige união e autovalorização, para resistirmos ao desprestígio e ao descrédito que essa prática impõe à nossa classe.

Não é de hoje que somos vistos por alguns como meros “agentes do fisco”, cumpridores de burocracias e de tributos que, por vezes, desagradam aos empresários. Muitas vezes, ainda somos percebidos como uma “obrigação” para a atividade empresarial, um serviço necessário, mas subestimado.

Reconhecendo esse cenário, nossa diretoria tem como proposta para este biênio um firme compromisso com a valorização e o reconhecimento do profissional contábil. Vamos fortalecer as parcerias já construídas ao longo dos anos em benefício da nossa classe e da sociedade, buscando também uma reestruturação nas vantagens oferecidas aos nossos representados, como convênios, descontos e parcerias com empresas que possam realmente beneficiar o nosso profissional e tornar mais atrativa sua adesão ao Sincoeste.

Estou convicta de que o Sincoeste e cada contador e contadora que faz parte desta entidade são essenciais para uma sociedade bem organizada. Esse reconhecimento foi conquistado pela força, união e participação ativa desses profissionais ao longo do tempo.

A luta pela valorização da nossa classe é constante, e devemos estar sempre dispostos a sermos protagonistas na defesa da contabilidade. A história do Sincoeste mostra a determinação de cada um de nós e a importância de continuarmos unidos para fortalecer nossa profissão e o nosso legado.”

Lisiane S. Knaack
Presidente